quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Trojan Skinhead Generation

Para começar Early Reggae (ou Skinhead Reggae) aqui no blog, nada melhor do que uma coletânea feita pela Trojan.

Mas antes, tentarei explicar meio que por cima o surgimento dos verdadeiros skinheads.

Temos que começar pela Jamaica.
No decorrer dos anos 60, com a explosão do ska e posteriormente do rocksteady na jamaica, existiam os Rude Boys, que eram jovens considerados marginais por seus confrontos com a polícia e o uso excessivo de maconha, suas vestimentas eram inspiradas nos ídolos dos filmes de gangster.

A partir de 1962, com a independência da Jamaica que era colônia da Grã Bretanha, começa uma onda de imigração em massa de jamaicanos para a inglaterra, atrás de melhores empregos e condições de vida e neste meio estavam os rude boys.

Chegando na Inglaterra em meados dos anos 60, os Rude Boys deparam-se com os Mods, que eram jovens ingleses na sua maioria filhos de alfaiates e curtiam música negra.

Os Rude Boys mostrou o som que era popular na Jamaica para estes jovens ingleses, o Ska ! Os ingleses acharam mui bacana o som dos manolos jamaicanos.

Até que surgiu a idéia de fazer algo comercial, algo que chamasse a atenção e exaltasse estes jovens ingleses e assim gerando também algum lucro. Daí alguns músicos tiveram a idéia de fazer música falando destes jovens ingleses. A mídia caiu em cima e como a maioria destes Mods tinham cabelos curtos, nomeou-os de Skinheads.

É mais ou menos isso...

Para saber mais a fundo:
http://www.youandmeonajamboree.blogspot.com
http://www.skinheadculture.blogspot.com


Esta coletânea é de 2003, feita pela Trojan Records, uma das principais gravadoras de música jamaicana, e reúne diversos sons que agitavam os bailes ingleses de 1969, ano de ouro para os skinheads.



1. Symarip – Skinhead Moonstomp
2. The Pioneers – Long Shot Kick de Bucket
3. Dave & Ansel Collins – Double Barrel
4. The Upsetters – Return Of Django
5. The Maytals – 54-56 Was My Number
6. The Soul Sisters – Wreck A Buddy
7. Harry J All Stars – Liquidator
8. The Untouchables – Tighten Up
9. Winston Wright – Moon Invader
10. Dandy Livingstone – Big City, Bright Lights
11. Derrick Morgan – Moon Hop
12. Clancy Eccles – Fattie Fattie
13. Rudy Mills – John Jones
14. Rico & The Rudies – Brixton Cat
15. Dandy – Reggae In Your Jeggae
16. Ethiopians – Train To Skaville
17. Richard Ace – Hang ‘Em High
18. The Reggae Boys – Mama Look Deh

5 comentários:

Naty disse...

boooa Julião!

Julião disse...

Valew Naty !

=D

♣ Rafilsky ♣ disse...

os mods eram filhos de alfaiates classe média, por isso andavam com os terninhos todos fodões, e primeiro os rude boys influenciaram os mods a ouvir ska, depois os MÚSICOS começaram a fazer música para os novos mods, chamados então de isquimrédis aeiudhiuaehda

Julião disse...

Tah bonito assim? ow tem algo mais errado? só não entrei na questão dos mods, que os mods na verdade divergiram-se né... uns viraram hippies e os q continuaram a curtir som do bacana denominaram-se hard mods. Mas creio q isso não seja importante ressaltar aqui no blog...

♣ Rafilsky ♣ disse...

gente que cresce com a imagem de mod como o "austin powers" na cabeça, nunca vai acreditar que uma parte pobre e briguenta dos mods viraram skinheads né mano IUAHEDUHEA