segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Miles Davis

Miles Dewey Davis Jr. (Alton, Illinois, 26 de Maio de 1926 - Santa Monica, Califórnia, 28 de Setembro de 1991) foi um dos mais influentes trompetistas do séc. XX

Polêmico, profundamente envolvido com o movimento dos direitos civis e ele próprio vítima de violência policial e discriminação racial, Davis soube manter-se na vanguarda de quase todos os movimentos do jazz até à sua morte na década de 90.

Saíu cedo de Illinois, onde o seu pai era um abastado e respeitado médico.

Após frequentar a Julliard School of Music de Nova York, cujo curso não chegou a completar, começou a tocar com Charlie Parker, onde lentamente o seu talento foi despontando, começando a ter os seus primeiros solos.

Entre os muitos ensembles que reuniu na sua vasta carreira, destacam-se dois grandes quintetos: o 1º em finais dos anos 50/inícios da década de 60 com John Contrane (Sax Tenor), Red Garland (Piano), Paul Chambers(Baixo) e Philly Joe Jones(Bateria) e o 2º em finais da década de 60 com Herbie Hancock (piano), Wayne Shorter, George Coleman (alternavam no sax), Ron Carter (contrabaixo) e Tony Williams (baterista, que começou na banda de Davis com apenas 17 anos).

Deste brainstorming de mentes geniais do jazz, resultaram alguns dos álbuns mais influentes da história do jazz, tais como “Kind of BLue”, “Seven Steps to Heaven”, “Nefertiti”, “Someday My Prince Will Come” entre tantos outros.

A sua herança é incalculável, a sua obra é imensa e transporta em si intemporalidade, modernidade e inconformismo, um constante desafiar das fronteiras do jazz, que ao longo de sua carreira aproxima-se mais do pop e do rock, chegando inclusivé a ser um dos pioneiros na utilização dos samples.


Não faltam razões para o escutar, ou para quem já o escutou, para se surpreender pela sua diversidade e exuberância do jazz clássico e justamente consagrado de Miles Davis.



Miles Davis Quintet - Relaxin' with the miles davis quintet (1956)

Este álbum reúne o fabuloso e primeiro grande quinteto de Davis, que como já citado acima, conta com com John Contrane, Red Garland, Paul Chambers, Philly Joe Jones e claro, o ilustre Miles Davis no Trompete.

1. If I Were A Bell
2. You're My Everything
3. I Could Write A Book
4. Oleo
5. It Could Happen To You
6. Woody'N You





Miles Davis - Kind of Blue

Este é um dos álbuns mais influentes da história do jazz. Simplismente genial !
E o mais incrível que é tudo improvisado !


01. So What
02. Freddie Freeloader
03. Blue In Green
04. All Blues
05. Flamenco Sketches (Bônus)

Nenhum comentário: