sábado, 8 de maio de 2010

Ella Fitzgerald



Após 1 mês sem atualização no blog, irei "revivê-lo" com uma série de posts de grandes Divas do jazz e do Blues. E nada mais justo do que começar com esta, que é uma das vozes mais influentes do jazz e da música negra em geral.




Ella Jane Fitzgerald (Newport News, Virgínia, 25 de abril de 1917 — Beverly Hills, Califórnia, 15 de junho de 1996) foi uma cantora estadunidense de jazz.

Como é freqüente entre músicos de jazz, Ella teve uma infância difícil. Seus pais nunca se casaram e não ficaram juntos por muito tempo, o que fez com que ela tivesse que viver com o padrasto, que a maltratava. Aos quatorze anos perdeu a mãe e decidiu largar a escola, sendo, meses mais tarde, levada para um reformatório por vadiagem. Não fica lá por muito tempo, e foge voltando a viver nas ruas de Nova Iorque, cantando e dançando em troca de gorjetas.

Em novembro de 1934 decidiu participar do show de calouros que acontecia no Apollo Theatre, no Harlem, e apesar de maltrapilha e nervosa, faturou o primeiro prêmio: duas semanas apresentando-se no teatro. No entanto o gerente lhe negou seu direito, por considerar Ella “muito feia”.

Voltou a cantar em pequenos grupos, sem receber praticamente nada, até que o vocalista da banda do primeiro “rei do swing” Chick Webb, a levou para um teste com o bandleader, o qual, antes mesmo de ouví-la, repetindo o gerente do Apollo, disse ser Ella muito feia para cantar diante de sua banda. Após discutir com seu vocalista - que ameaçou deixar a banda caso não desse a Ella uma chance - ouve-a e faz o melhor negócio de sua vida, contratando-a. Em breve a banda de Chick Webb se apresentaria no Savoy, sendo um verdadeiro estouro. Ella gravou seu primeiro sucesso com Webb, “A-Tisket a-Tasket”, em 1938.

Ella tinha uma voz doce com entonação de menina, extremo domínio da técnica vocal, swing e scat maravilhosos e a capacidade de percorrer as escalas ascendentes e descendentes com incomparável mestria. Some-se a isso o fato de que, apesar de sua infância difícil, cantava com contagiante alegria.

Após a morte de Webb em 39, Ella assume o comando de sua orquestra até sua dissolução, cerca de dois anos mais tarde. Aos 19 anos já era considerada a primeira dama do jazz recebendo críticas extremamente elogiosas das maiores revistas de jazz dos EUA, o que a leva a ser contratada pelo produtor e dono de gravadoras (Verve/Pablo) Norman Granz, integrando o grupo Jazz At The Philharmonic gerenciado por ele. Granz torna-se seu empresário e, em 1956, começam a produzir uma serie de songbooks que tornaram ainda mais clássicos compositores como os irmãos Gershwin, Irving Berlin, Duke Ellington, Cole Porter e Tom Jobim, entre outros.

Gozou de grande sucesso ao longo de toda sua vida - desde os primeiros dias no Savoy, passando pelos shows para universitários libertários nos anos 60, aos concertos lotados até sua morte, aos 79 anos em 1996.

Com mais de 57 anos de gravações, ganhou o o décimo terceiro Grammy Award, a Medalha Nacional da Arte do presidente Ronald Reagan e a Medalha presidencial da Liberdade, do presidente George W. Bush Pai.

Fontes: http://www.lastfm.com




Ella Fitzgerald - The Complete Song Books Vol.1

(Disc 1)

01 - All Through The Night
02 - Anything Goes
03 - Miss Otis Regrets (She's Unable To Lunch Today)
04 - Too Darn Hot
05 - In The Still Of The Night
06 - I Get A Kick Out Of You
07 - Do I Love You
08 - (I'm) Always True To You In My Fashion
09 - Let's Do It (Let's Fall In Love)
10 - Just One Of Those Things
11 - Ev'ry Time We Say Goodbye
12 - All Of You
13 - Begin The Beguine
14 - Get Out Of Town
15 - I Am In Love
16 - From This Moment On



(Disc 2)

01. I Love Paris
02. You Do Something To me
03. Risin' High
04. Easy To Love
05. It's All Right With Me
06. Why Can't You Behave
07. What Is This Thing Called Love
08. You're The Top
09. Love For Sale
10. It's De-Lovely
11. Night And Day
12. Ace In the Hole
13. So In Love
14. I've Got You Under My Skin
15. I Concentrate On You
16. Don't Fence Me In
17. You're The Top
18. I Concentrate On You
19. Let's Do It (Let's Fall In Love)

Nenhum comentário: