segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bessie Smith



Bessie Smith (Chattanooga, Tennessee, 15 de abril de 1894 - Clarksdale, Mississippi, 26 de setembro de 1937) A imperatriz do Blues começou a carreira cantando em bordéis, e em 1923 foi a Nova Iorque para a sua primeira gravação. Bessie Smith ficou na história da música devido ao seu incrível senso rítmico e habilidade de improvisar em cima das estruturas do Blues.

Dona de um forte temperamento, a cantora passava por constantes conflitos, visto que viveu num época marcada pela opressão racial nos Estados Unidos. Reza a lenda que ela foi capaz, sozinha, de afungentar um grupo da Ku-Klux-Klan que tentou interromper um festival de jazz, repleto de músicos e público negro.

Foi considerada a primeira cantora importante do Blues e com grande destaque no jazz. Bessie sofreu um trágico acidente de carro no Mississipi, no dia 26 de setembro de 1937, o motivo da morte da “Imperatriz do Blues”, entretanto, não foi apenas o acidente, mas principalmente o fato da cantora não ser socorrida a tempo, pois o hospital mais próximo ao acidente não atendia pessoas negras. As circunstâncias de sua morte serviram de argumento para a famosa peça “The Death of Bessie Smith”, escrita pelo renomado autor Edward Albee em 1960.

Segundo alguns relatos importantes e biografias, Bessie Smith foi uma das primeiras artistas a levantar a bandeira da igualdade sexual. Bessie foi a cantora de blues mais popular dos anos 20 e 30 e a mais influente nos cantores que a seguiram.

Fontes: www.lastfm.com



Bessie Smith - The Blues Collection

01. Alexander's Ragtime Band
02. Careless Love
03. Cake Walkin' babies From Home
04. After You're Gone
05. Trombone Cholly
06. Me and My Gin
07. Safety Mama
08. In The House Blues
09. Nobody Knows You When You're Down And Out
10. Take It Right Back
11. He's Got Me Going
12. Kitchen Man
13. Do Your Duty
14. Gimme A Pigfoot
15. Take Me a For A Buggy Ride
16. I'm Down In The Dumps

Nenhum comentário: